Você está escondido embaixo da cama? (Parte III)

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Vamos à terceira e última parte dessa mensagem (para ver as outras partes basta clicar: Parte I & Parte II). A passagem em estudo é Lucas 8:16-18, que diz:

16 - Ninguém, depois de acender uma candeia, a cobre com um vaso ou a põe debaixo de uma cama; pelo contrário, coloca-a sobre um velador, a fim de que os que entram vejam a luz.
17 - Nada há oculto, que não haja de manifestar-se, nem escondido, que não venha a ser conhecido e revelado.
18 - Vede, pois, como ouvis; porque ao que tiver, se lhe dará; e ao que não tiver, até aquilo que julga ter lhe será tirado.
O versículo 18 nos revela algo muito forte. Nele, o Senhor Jesus diz que "ao que tiver, se lhe dará" enquanto que "ao que não tiver, até aquilo que julga ter lhe será tirado". O que é isso que uns têm e outros pensam ter? A resposta é clara: a unção de Deus. Unção esta que é derramada pelo Seu Santo Espírito.

Foi essa unção que Davi recebeu quando Samuel o ungiu:

13 - Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.
I Samuel 16:13

Então o Senhor Jesus promete que dará mais do Seu Espírito àqueles que têm o Azeite, que têm sede dEle. Que glorioso! Quanto mais temos da unção de Deus e a usamos em Sua Obra, mais recebemos dEle.

Podemos ainda pegar o exemplo de Davi em seu relacionamento com Saul. A Bíblia diz que o Senhor ungira Saul como príncipe de Seu povo, mas pela sua desobediência o Senhor retirou dele a unção e ungiu Davi como novo rei de Israel.

Apesar de naquele momento Davi já ser legitimamente o rei de Israel, pois fora eleito por Deus, ele não recebeu o título. De maneira análoga, a partir do momento em que Saul perdeu a unção de Deus, ele deixou de ser rei perante o Senhor, mas manteve a sua posição. Quem olhava para Saul com olhos humanos, continuava a ver nele o rei e o próprio Saul pensava que, por continuar sendo rei, ainda tinha a unção de Deus ou que não precisava mais dela para sua ocupação.

Não é isso que o Senhor Jesus disse no versículo em questão? Saul por ter a posição pensava que tinha a unção! E continuou assim, até o dia em que até a unção que ele pensava ter foi-lhe tirada. E quão terrível foi esse momento, que culminou com a sua morte.

Assim como Saul, muitos são os cristãos que pensam estar cheios da unção por ocuparem uma posição na Igreja ou até mesmo por operarem milagres e expulsarem demônios. No entanto, seu interior está oco - sem o Espírito de Deus - e o seu coração distante do Senhor.

Devemos orar sinceramente a Deus e fazermos essa análise. Será que temos realmente sido instrumentos nas mãos de Deus? Temos sido a candeia exposta ou a candeia escondida? Temos colocado nossa confiança em nossa posição ou no nosso relacionamento com Deus?

Que o Espírito Santo nos ilumine e nos ajude a não deixar o Azeite faltar e o Fogo se apagar.

Que o Senhor Jesus te abençoe!

Postado por Lucas às 19:26:00   Mensagens relacionadas

0 comentários:

Postar um comentário