Você está escondido embaixo da cama? (Parte II)

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Vamos dar continuidade à mensagem. Você pode ver a parte I clicando aqui.
16 - Ninguém, depois de acender uma candeia, a cobre com um vaso ou a põe debaixo de uma cama; pelo contrário, coloca-a sobre um velador, a fim de que os que entram vejam a luz.
17 - Nada há oculto, que não haja de manifestar-se, nem escondido, que não venha a ser conhecido e revelado.
18 - Vede, pois, como ouvis; porque ao que tiver, se lhe dará; e ao que não tiver, até aquilo que julga ter lhe será tirado.
Lucas 8:16-18
Nessa passagem, após deixar claro o que quer de nós, o Senhor Jesus completa dizendo que se a candeia está acesa, ela não conseguirá ficar oculta. Aparentemente esse versículo contradiz o anterior. Porque se de fato a candeia está acesa, ela irá se revelar e se isso vai acontecer, porque alertar-nos sobre isso tudo?

Basta meditarmos melhor para perceber o real significado desse versículo. Como sabem, as candeias só ficavam acesas enquanto havia nelas o azeite, que era o seu combustível. Assim que o azeite acabava, a candeia se apagava. Sabemos tambem que um dos elementos que representam o Espírito Santo é o azeite. Então a analogia é obvia: assim como as candeias só emitem luz enquanto têm azeite, nós só iluminaremos o mundo enquanto tivermos o Azeite de Deus, o Espírito Santo. Feita essa analogia podemos agora elucidar melhor a passagem.

Vamos agora tomar um exemplo. Duas pessoas se entregam à Jesus, recebem Seu Espírito e ambas passam a resistir o chamado de Deus para pregar o Evangelho. O tempo passa, Deus persiste mas ambas continuam espirititualmente escondidas. A primeira pessoa, apesar de estar escondida, continua a buscar o Espírito Santo enquanto a segunda esfria na fé, fazendo com que seu azeite seja gasto e não mais reposto.

É só uma questão de tempo até que a natureza das duas pessoas se revele. Aquela que buscou constantemente mais cedo ou mais tarde irá atender o chamado, pois o Espírito Santo estará operando em seu interior, sairá debaixo da mesa e iluminará tudo ao seu redor. Já aquela que não buscou, continuará com o coração endurecido, escondida e mais cedo ou mais tarde o azeite se apagará.

A condição espiritual da pessoa refletirá a sua posição de candeia exposta ou escondida. Por mais que demore, aquele que não perde a sede pelo Espírito Santo atenderá ao seu chamado. Enquanto aquele que é aceso mas esfria na fé irá permanecer escondido e perderá o brilho de Deus.

Devemos buscar sempre o Azeite do Nosso Senhor e estarmos atentos ao Seu chamado.

Finalizaremos em breve a mensagem com a terceira parte.

Que o Senhor Jesus te abençoe!

_______________

Observação: Vale ressaltar que pregar o Evangelho não é ocupar determinado cargo eclesiástico como pastor, bispo, obreiro, missionário, diácono... Mas pregar onde for o seu chamado, seja no altar ou no átrio.

Postado por Lucas às 20:12:00   Mensagens relacionadas

0 comentários:

Postar um comentário